Pular para o conteúdo principal

Cap.12 Exercicio 1 - Halliday (9ª edição)

 • 1 Como a constante g é praticamente a mesma em todos os pontos da maioria das estruturas, em geral supomos que o centro de gravidade de uma estrutura coincide com o centro de massa. Neste exemplo fictício, porém, a variação da constante g é significativa.

A Fig. 12-23 mostra um arranjo de seis partículas, todas de massa m, presas na borda de uma estrutura rígida de massa desprezível. A distância entre partículas vizinhas da mesma borda é 2,00 m.

A tabela a seguir mostra o valor de g ( em m/s2)  na posição de cada partícula .Usando o sistema de coordenadas mostrado na figura, determine :

(a) a coordenada XcM do centro de massa do sistema de seis partículas.
(b) a coordenada YcM do centro de massa do sistema de seis partículas.

 Em seguida, determine:
(e) a coordenada Xco do centro de gravidade do sistema de seis partículas.
(d) a coordenada Yco do centro de gravidade do sistema de seis partículas.


Resolução : Como cada partícula dista uma da outra 2 metros e note que a partícula 1 está na origem do sistema (logo a coordenada da partícula 1 é (0,0) ). Com essas informações podemos determinar as coordenas de cada partícula. 

Partícula 6 : Dista 2 metros da partícula 1 e sua coordenada em y é zero . Logo, a coordenada da partícula 6 é (2,0)

Partícula 2 : dista 2 metros da partícula 1 e sua coordenada em x é zero. Logo a coordenada da partícula 2 é (0,2)

Partícula 5 : Está na mesma posição x da partícula 6 e mesma posição y da partícula 2 .Logo a coordenada da partícula 5 é (2,2)

Seguindo esse raciocínio :

Partícula 3 : (0,4)

Partícula 4 : (4,4)

Agora que sabemos as coordenadas de cada partícula ,vamos achar as coordenadas do centro de massa do sistema de seis partículas.

Para responder usaremos a fórmula vista em capítulos anteriores do livro para achar a coordenada do centro de massa. (Lembre que as massas das 6 partículas são iguais) .



Agora nas letras ( c) e (d) são pedidos as coordenadas do centro de gravidade. Neste momento utilizaremos as informações da tabela dada , pois cada partícula estará sujeita a 1 força gravitacional diferente .


Qualquer dúvida deixe um comentário! 

Todas as Questões resolvidas Capitulo 12 (Halliday e Resnick) Clique aqui!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercícios Resolvidos Capítulo 12 Livro : Fundamentos da Física Haliday e Resnick

 Estaremos resolvendo em nosso blog todos os exercícios do Livro de Física : Fundamentos da Física Halliday , estaremos usando como base a 9ª edição desse Livro . Resolução Capitulo 12 - Equilíbrio e Elasticidade Teoria Equilíbrio e Elasticidade : Teoria parte 1       Teoria Parte 2 Exercícios  Capítulo 12 Halliday  : (Equilíbrio e Elasticidade) Exercício 1          Exercício 2         Exercício 3     Exercício 4      Exercício 5

Equilíbrio e Elasticidade - Teoria - Física ensino Superior (FÍSICA 2) - Parte 1

  Um corpo está em equilíbrio quando ele tem momento linear ( p ) e momento angular constantes (L) .Lembre-se que quando o momento linear é constante a força resultante é igual a zero e quando o momento angular é constante o torque resultante é igual a zero (veremos mais a frente que com isso já conseguimos obter 3 equações) .  Se o momento angular e linear forem nulos o corpo também está em equilíbrio ,mas nesse caso temos o equilíbrio estático ,pois o corpo não se move nem em translação nem em rotação. Logo :  Se P e L (em alguns momentos podemos chamar momento linear e angular de P e L ,respectivamente. Embora a gente não tenha colocado a seta encima de P e L elas são grandezas vetoriais)... Se P e L são nulos  ------- corpo em equilíbrio estático sem rotação e translação.  Se P e L são constantes (não nulos) -------  corpo em equilíbrio  Falamos acima que  quando o momento linear é constante a força resultante é igual a zero e quando o momento angular é constante o torque resultant

MARKETING MÉDICO: 5 ESTRATÉGIAS DE CONTEÚDOS PARA UROLOGISTAS

Se um médico urologista deseja conquistar pacientes através da internet é necessário criar conteúdo. O conteúdo possibilita: ·          Aumentar sua visibilidade ·          Atrair novos pacientes ·          Trazer autoridade e credibilidade Mas, para que os conteúdos atinjam seus objetivos ele não pode ser criado arbitrariamente é necessário uma estratégia clara e entendimento do que se está fazendo. Este artigo foi desenvolvido para ajudar você na criação de conteúdo, aqui você encontrará tudo o que precisa saber para atingir seus objetivos na criação de conteúdo. Tipos de pacientes e como ele pode chegar até você na internet! Antes de tudo, é necessário entender como um potencial paciente descobre um médico na internet. Sabendo isso, você descobre como aumentar a chegada de novos pacientes. Na internet existem 3 tipos de pacientes, são eles: o prevenido, o preocupado e o diagnosticado, para cada um deles deve existir uma abordagem diferente. 1. Prevenido São pesso